Como aprender práticas de desenho

Como aprender práticas de desenho?

Posted by

Quando as pessoas olham para as belas ilustrações, muitas pensam sobre como aprender a desenhar bem, mesmo que as pessoas tenham pouca ou nenhuma experiência no assunto.

Dentro de Cursos Online há diversos alunos que já tentaram aprender sozinhos, porém, perceberam que com um bom curso eles poderão aperfeiçoar os seus conhecimentos dentro do assunto e assim aprender muito mais rápido.

Afinal, se deseja fazer desenhos bonitos, saber usar as técnicas é algo muito importante, teoricamente qualquer um pode aprender, certo?

Você pode se surpreender ao saber que sim, qualquer um pode aprender a desenhar.

No entanto, já posso dizer que este não é um processo fácil. É preciso muita dedicação e paciência.

Por isso, vamos lhe passar algumas dicas para quem quer dar os primeiros passos e aprender a desenhar.

1) Comece pelo básico

Isso pode parecer um pouco óbvio, porém devido à ansiedade de aprender a desenhar de uma só vez, diversas pessoas acabam ignorando esse conceitos básicos.

Portanto, seja paciente e passe alguns dias aprendendo o básico do desenho, como: polígonos, formas básicas, proporções, diagramas de observação, etc.

2) Compre um caderno

Se você tem o objetivo de aprender a desenhar, destacamos que a maioria das perguntas deverá ser: “Eu rabisco no meu caderno”.

Não tente obter o design perfeito ou perca muito tempo com detalhes. Ter sempre um caderno de desenho à mão levará você a muitos passos ao longo dessa jornada. Isso nos leva ao passo três…

3) Comece a praticar

Qual é o sentido do melhor caderno de desenho do mercado se ele está no canto do seu quarto? O segredo para ser um designer respeitado é a prática. Então, pratique.

Lembre-se, a prática é um hábito. E, como qualquer hábito, leva tempo para ficar enraizado na sua memória.

Muitas pessoas começam bem, mas rapidamente abandonam a prática porque se distraem com outras atividades. Então fique de olho na próxima dica:

4) Aprenda a ser autodisciplinado

Por mais que você goste de desenhar, chegará um dia em que futebol, videogame ou uma série na Netflix farão você parar de praticar.

Você deve definir uma rotina de exercícios durante o seu dia. Praticar desenho por curtos períodos de tempo todos os dias é muito melhor do que fazer algumas horas, mas ultramaratonas mensais.

Com cada pintura que você pratica, você começará a melhorar suas habilidades e definir seu estilo. Portanto, mesmo que você tende a ser preguiçoso ou goste de empurrar as coisas, tente manter uma rotina. Sem disciplina, você não alcançará seus objetivos.

5) Use seus materiais existentes

Não espere que aquele lápis ou caneta dos sonhos comece a desenhar. Lembre-se que mesmo com uma simples caneta esferográfica é suficiente para o seu treino. Você se lembra do artista Johannes Siemens Meyer que usava apenas canetas normais como material de seu trabalho?

6) Não desenhe sempre a mesma coisa

É ótimo ter seu próprio estilo, mas não se concentre apenas nisso. Se você tem o hábito de desenhar pessoas, você deverá treinar esse tipo de desenho.

Se você é fã de anime e adora desenhar mangá, também pode tentar desenhar outro estilo que seja bem diferente do que você está acostumado, como o graffiti.

Bons designers gostam de aprender e testar novas tecnologias e até novos temas.

7) Tente criar uma série de desenhos

Você não tem ideia do que desenhar? Como criar uma série específica para guiar seu desenho?

Podemos lhe passar um exemplo, a artista russa Polly desenhou diversas ilustrações nas quais ela retrata Bob Esponja com características humanas. O ilustrador Aaron Zenz criou uma série em que recria diversos monstros desenhados por crianças.

Você pode seguir o mesmo caminho e fazer seus desenhos com um tema específico em mente. Isso criará uma expectativa saudável de que você verá a série completa e fará com que queira desenhar mais.

8) Não tenha medo de usar citações

Quer desenhar uma girafa, mas não sabe por onde começar? Procure o óbvio: pesquise no Google Imagens por “girafa” e use a foto como referência para o seu desenho. Não tenha medo de errar.

Isso irá familiarizá-lo com o que você está projetando, para que você possa melhorar sua técnica no futuro. Você poderá treinar seus desenhos com diversas referências de outros artistas.

9) Treinamento tradicional e digital

Se você quer fazer da pintura sua carreira, é divertido dominar os dois campos: o campo tradicional e o campo digital.

Se você seguir esses passos à risca e ser disciplinado, não será muito difícil que você consiga reservar algumas horas durante a sua semana para aprender a usar o software.

Mais tarde, você pode querer aprender a usar uma mesa que seja digitalizadora com o objetivo de desenhar diretamente em seu computador, assim como desenharia em um pedaço de papel.

Novamente, o segredo está em muito treinamento e Cursos Online com o objetivo de dominar as técnicas tradicionais e digitais.

10) Curso de Investimentos

Posso estudar sozinho? Sim, exatamente. Há muitos grandes artistas que aprenderam a pintar do zero sem nunca fazer um único curso de pintura.

No entanto, vivemos em um mundo onde diversas coisas tendem a acontecer rapidamente e não podemos desperdiçar o nosso tempo.

Lembre-se, você deve sempre gastar um bom tempo praticando. Se você somar isso ao tempo gasto tentando aprender as primeiras técnicas por conta própria e vasculhando a internet sempre em busca de bons materiais de qualidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.